Trabalhos selecionados

A ordem de apresentação foi definida através de sorteio. Cada apresentador terá até 15 minutos para fazer sua comunicação e após teremos 5 minutos para perguntas.

Título: VERIFICAR COMO OS ACADÊMICOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DO SEGUNDO ANO AVALIAM O ATENDIMENTO NO BALCÃO DE EMPRÉSTIMOS DA BIBLIOTECA CENTRAL DO SIB (SISTEMAS DE BIBLIOTECAS), LOCALIZADA NO CAMPUS CARREIROS DR. HUGO DANTAS DA SILVEIRA
Autores: Claudia Regina Correa,  Priscila Taborda Jardim e Angélica Miranda (Orientadora)
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar e avaliar como os acadêmicos, do Curso de Psicologia do segundo ano fazem a sua avaliação sobre o balcão de atendimento da Biblioteca Central. O método utilizado para avaliar os acadêmicos foi feito através de um questionário com dez perguntas fechadas, sendo uma pergunta aberta. A pesquisa do presente trabalho é qualitativa e quantitativa de campo descritivo, foi realizado na Biblioteca Central Hugo Dantas da Silveira (Sistema Integrado de Bibliotecas – Carreiros), vinculada a Universidade Federal do Rio Grande, localizada na cidade do Rio Grande/ RS, para que eles avaliassem o atendimento do Balcão de Empréstimo e a última pergunta ficou para eles darem suas sugestões e comentários. Os resultados foram satisfatórios com respostas claras e objetivas, pois os acadêmicos se sentem satisfeitos com os serviços prestados e oferecidos pela Biblioteca. Dessa forma, percebemos que para nós futuras bibliotecárias, foi possível perceber que, o balcão de atendimento oferece um serviço de qualidade.

Título: CONTROLE E ATUALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO NA BIBLIOTECA/ARQUIVO DA SUPRG
Autor: Camila Oliveira Cruz
Resumo: O projeto objetiva organizar e disponibilizar aos usuários da Biblioteca/Arquivo da Superintendência do Porto de Rio Grande - SUPRG legislação referente aos diversos assuntos relacionados às suas atividades e interesses. A coleta de dados partiu de pastas com legislação encontradas na referida instituição, que foram organizadas em ordem cronológica e atualizadas através de consulta em fontes de informação na área do Direito como o portal de Legislação da Presidência da República e o Portal do Sistema Legis, disponibilizado pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul além dos Diários Oficiais (da União e do Estado). Como resultado, foram reunidas leis, decretos, portarias, instruções normativas e ordens de serviço, dentre outros atos legislativos emanados das diversas esferas da Administração Pública. A documentação reunida atende solicitações dos diversos setores auxiliando nas respostas a processos internos e externos, proporcionando maior rapidez e eficácia na solução dos problemas. Este tipo de pesquisa exige do profissional o conhecimento não só de fontes de informação da área jurídica, como também dos diversos termos empregados pelos profissionais da área.

Título: A CONCEPÇÃO DE UM GUIA COMO PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NA DOCUMENTAÇÃO EXISTENTE NO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA – FURG
Autores: Glaucia Almeida Gomes Miranda da Silva e Tatiane Oliveira
Resumo: O Guia é um instrumento de pesquisa ao qual se destina a proporcionar orientação aos usuários acerca dos fundos reunidos em um acervo inativo. Diante desta perspectiva o presente trabalho descreve o real esforço e um estudo  específico e aprofundado acerca do Centro de Documentação Histórica da Universidade Federal do Rio Grande, que abrange um acervo de valor histórico e de caráter permanente, teve como  finalidade obter subsídio para o desenvolvimento de um instrumento de pesquisa intitulado Guia.  Este labor abarca em seu conteúdo coletas e registros do conhecimento do mesmo, que nos auxiliou na concepção de uma proposta de Guia como instrumento de pesquisa, para o referido setor em questão, abordando as distintas etapas investigadas e os seus resultados, de acordo com as devidas metodologias. Estas coletas e registros propagaram-se através de uma equipe contemplada por acadêmicos do curso de Arquivologia da mesma Universidade, equipe essa, dotada dos devidos conhecimentos científicos e utilizando-se de diferentes metodologias e técnicas de pesquisa, o que viabilizou a obtenção de dados consistentes. O resultado das atividades desenvolvidas possibilitou a elaboração da proposta de um Guia totalmente pautado nas teorias arquivísticas, tendo em vista a eficácia e o melhor desenvolvimento do Centro de Documentação da Universidade no que tange ao processo de disseminação da informação. Portanto é verídico afirmar que toda pesquisa necessita do  auxilio de um instrumento de pesquisa  para que haja um melhor inter-relacionamento dos usuários com o acervo possibilitando assim um intercâmbio ágil e coerente entre o pesquisador e toda documentação.

Título: Textos de Teatro: organização e descrição dos textos de Teatro do espaço Sônia Duro/Teatro de Arena
Autores: Angelo Lucas Munhoz, Valéria Raquel Bertotti (Orientadora), Tiele Padilha Silveira Fernanda de Lannoy Stürmer, Lusiane Vivian Martinez e Maria Lucia Ricardo Souto
Resumo: A Arquivologia ao estudar as funções do arquivo, concerne em organizar, conservar e difundi-los com isso, adquire toda sua dimensão cidadã. Estamos diretamente ligados a questões como patrimônio, memória, identidade e conhecimento, sem os quais não há como pensar em desenvolvimento. Neste sentido, a Descrição Arquivística é atividade imprescindível nos arquivos, no sentido em que possibilita a preservação e difusão dos documentos. A pesquisa direcionada a esta área tem como resultado um instrumento de pesquisa não apenas identificador de partes do documento, mas um instrumento interpretativo e capaz de estabelecer as relações necessárias ao seu entendimento. Em Porto Alegre, junto ao espaço Sônia Duro do Teatro de Arena, encontra-se um acervo de textos teatrais, recortes de jornais e outros materiais relacionados às Artes Cênicas no RS. Os materiais mais procurados para pesquisa são os textos teatrais. Estes formam um conjunto documental único que retrata o trâmite e os efeitos da censura prévia sobre a produção cênica no Rio Grande do Sul entre a década de 60 a 80. Neste sentido, o tratamento documental deste acervo visa garantir a preservação, ao desenvolver um instrumento de pesquisa e diminuir o manuseio destes textos, e divulgação, ao disponibilizar este instrumento na internet. Portanto, o trabalho desenvolvido além de possibilitar a preservação desta importante fonte de pesquisa, uma vez que os originais deixarão de ser manuseados na busca e passarão a ser consultados apenas na pesquisa, garantirá o acesso rápido e possibilitará ao público uma melhor compreensão e divulgação desta importante fonte de pesquisa.

Título: OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM APLICADOS AO CURSO DE ARQUIVOLOGIA DA FURG: um estudo de caso para as disciplinas de Arquivos Especiais e Fundamentos de Conservação e Preservação de Documentos
Autores: Glaucia Almeida Gomes Miranda da Silva, Carolina Paiva Costa, Gleidson Godói, Angelo Munhoz e Luciana Souza de Brito (Orientadora)
Resumo: Os objetos virtuais de aprendizagem são unidades e recursos digitais que são utilizados como suporte de apoio para o ensino em qualquer área. Desta forma o presente trabalho abarca o estudo e a construção de formas inovadoras de aprendizagem, por meio de atividades de monitoria, as quais pretendem favorecer a assimilação do conhecimento no âmbito das disciplinas de Arquivos Especiais e Fundamentos de Conservação e Preservação de Documentos do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Nesse contexto serão apresentadas as etapas do desenvolvimento e construção de objetos virtuais de aprendizagem com a utilização de recursos lúdicos do meio digital para facilitar a construção do conhecimento e compreensão de diversos assuntos. Este método de aprendizagem é de cunho relevante, pois contribui de forma efetiva para absorção de vários conteúdos, tendo em vista que, possibilita a interação dos acadêmicos com o mesmo,  de forma que as situações se apresentam de um modo mais real viabilizando o conhecimento de forma prazerosa e interessante. Nesse sentido, este labor  apresentará as atividades desenvolvidas com vistas à produção de objetos virtuais de aprendizagem e alguns resultados  acerca do trabalho de concepção destes objetos virtuais no Curso de Arquivologia da FURG, enfocando algumas das temáticas presentes nas referidas disciplinas, aplicáveis a acervos permanentes. Portanto seguindo esta perspectiva, os objetos de aprendizagem virtuais se apresentam como uma possibilidade de interação entre os acadêmicos e os professores com a finalidade de um melhor entendimento dos conteúdos.

Título: ética profissional do arquivista: uma análise do código de ética do Conselho internacional de arquivos - cia
Autores: Angelo Lucas Munhoz, Camila Oliveira Cruz, Glaucia Miranda, Gleidson Godoi, Angélica Miranda (Orientadora)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir sobre ética profissional aplicada à Arquivologia, a partir da análise do Código de Ética do Arquivista proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos – CIA. Para a elaboração do trabalho, pesquisamos sobre ética, ética profissional ou deontologia, para então analisar o próprio código de ética do arquivista. Na pesquisa, verificou-se que segundo o CIA, um código de ética do Arquivista tem por finalidade fornecer à profissão arquivística regras de conduta de alto nível, além do que, deve sensibilizar os novos membros da profissão a essa regras, relembrar os arquivistas experientes suas responsabilidades profissionais e inspirar ao público confiança na profissão. Diante a isto, foi elaborado um vídeo como pré-requisito para aprovação na disciplina de Ética Profissional, ministrada pelo docente Angélica Miranda, em que foi abordado o código de ética dos Arquivistas mostrando situações em que o profissional se comporta de maneira inadequada, sendo assim, indo a oposição ao código de ética dos Arquivistas do Conselho Internacional de Arquivos, tal código que foi analisado. Portanto, o trabalho desenvolvido além de possibilitar a disseminação e relevância deste importante aspecto que é a questão da ética profissional do Arquivista, servirá como fonte para novas discussões a respeito da ética do Arquivista.

Título: DIAGNÓSTICO DO ACERVO FOTOGRÁFICO FÍSICO E DIGITAL DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA FURG
Autores: Luciana Oliveira Penna dos Santos, Luciana Souza de Brito (Orientadora)
Resumo: O projeto de extensão realizado no Acervo Fotográfico da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), entre Outubro e Dezembro de 2010, caracterizou-se pelo diagnóstico tanto das fotografias em suporte de papel, quanto às em formato digital. Durante o período que compreendeu este estudo, o acervo foi analisado visando identificar: estado de conservação do acervo físico, quantidade, dimensões, entre outras características. Realizou-se o levantamento da quantidade de fotografias em formato digital e assim, pôde-se perceber que havia muitos arquivos fotográficos duplicados. O acervo fotográfico da ACS é composto por aproximadamente 25 mil fotografias digitais e 1600 fotografias em suporte papel. Com a realização do diagnóstico do acervo fotográfico, foi possível identificar as necessidades e particularidades do mesmo e observou-se a urgência na implantação de um Banco de Dados Arquivístico para facilitar a localização das fotografias, as quais são de vital importância para o desenvolvimento das atividades da ACS. A partir desse diagnóstico foi criado um novo projeto que está em andamento, e visa gerir as fotografias existentes na ACS, através da criação de um Plano de Classificação e implantação de Banco de Dados.

Título: DIAGNÓSTICO E QUADRO DE ARRANJO DO FUNDO SOCIEDADE UNIÃO OPERÁRIA NO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA PROF. HUGO ALBERTO PEREIRA NEVES
Autores: Camila Oliveira Cruz, Elizabeth dos Santos Salimem, Louise Ribeiro das Neves, Luciana Sousa de Britto (Orientadora) , Rosane Bierhals
Resumo: Os arquivos são compostos por documentos produzidos e recebidos por pessoas ou instituições ao longo de suas atividades, e são naturalmente acumulados, formando coleções orgânicas. O presente trabalho teve por finalidade elaborar um diagnóstico do Fundo Sociedade União Operária no Centro de Documentação Histórica Professor Hugo Alberto Pereira Neves da Universidade Federal de Rio Grande propondo um quadro de arranjo para a futura organização desses documentos. Para tanto foi necessária a consulta e análise da documentação dispersa nos diversos armários e pastas do CDH. O projeto gerou ainda um blog, que ficará disponível aos pesquisadores interessados no assunto, contendo informações como um breve histórico da instituição, o quadro de arranjo proposto pelo projeto, além de uma cópia dos Estatutos da Sociedade União Operária, encontrados com muita dificuldade dentro do acervo. A organização e divulgação deste tipo de acervo permite ao pesquisador o conhecimento das relações estabelecidas entre operários e empregadores desde o século XIX até o golpe de 1964, quando a Sociedade União Operária encerrou suas atividades.